10 de janeiro de 2011

A escalada


Parecia tão longe... Ao olhar para o alto e avistar o cume da grandiosa montanha, pensei: "É muito difícil, é quase impossível chegar lá!"
Mas era preciso subir, não tinha alternativa. O caminho até então percorrido não poderia ser desfeito. Ainda tinha um objetivo a cumprir. Sabia que nessa escalada encontraria muitos obstáculos; sol, chuva, frio, vento, fome, sede. 
Tudo isso sem contar os desavisados maus conselhos de quem não tinha coragem de enfrentar a subida:
- Você não vai conseguir, desista. Muitos tentaram e não tiveram êxito...
Mas o momento era de ouvir a voz que vem de dentro do coração. Somente eu sabia da minha capacidade e da importância de cumprir o meu destino.
Comecei a escalada. Pouco a pouco fui alcançando altura; conhecendo o ambiente, tendo a consciência dos riscos que corria. Mas com a certeza de que meu esforço seria recompensado, pois estaria alcançando o ponto mais alto da minha arriscada viagem.
Lentamente, mas sempre subindo, fui distanciando-me do chão e cada vez mais próximo do cumprimento dos meus objetivos. Subir quando necessário, parar quando preciso. É importante ter consciência de se trilhar um caminho de forma segura, saber que cada instante percorrido é o mais importante de cada jornada.
Sem perceber, fui deixando para trás todos os medos e desconfianças. Os maus conselhos ficaram lá em baixo e levei comigo apenas as palavras de apoio e a vontade de chegar são e salvo.
Logo, o alto da montanha já não parecia tão distante. Olhando para baixo, os problemas e dificuldades representavam diminutos pontos que lá embaixo ficaram. Quando menos esperava, lá estava. A minha luta chegava ao fim.
A montanha, que antes parecia inacessível, tornou-se uma grande aliada do meu sucesso. Dessa maneira, só então percebi que a minha dificuldade em vencer a escalada não estava no caminho a ser percorrido, e sim na forma como enxergava o desafio.
O topo é apenas parte da montanha; estava lá, imóvel. Coube a mim encontrar meios para que lá chegasse. E cheguei.

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá Pedro, este texto foi escrito para pessoas como eu que tem medo de tudo, que sofre com antecedencia, preciso mudar , mas é muito dificil... mas vou mudar. Continue cativando com seus textos.

Cássia

Anônimo disse...

Como é bom começar o dia!!!! lendo uma mensagem como essa....tão leve e que nos faz pensar em nossa vida.

Sucesso

Gustavo

Anônimo disse...

Você observa atentamente a vida e nos transcreve de uma maneira que nos faz pensar o que foi dito. Continue assim....

beijos

Márcia

Anônimo disse...

Muito claro e sensato como sempre. Hoje passei aqui para ler algumas mensagens e depois descansar, mas queria refletir na verdade sobre minha vida, acho que amanhã, depois de ler suas mensagens, acordarei ainda mais forte para essa grande corrida que é a minha vida.
Muito obrigado.
Carlos

Anônimo disse...

Estou encantada com o seu blog!!!


Thais

Anônimo disse...

Depois de ler suas mensagens fico ainda mais forte para essa grande corrida que é a vida!!!!!!


Célio

Anônimo disse...

Inspirador como sempre!!!! obrigada por palavras tão belas.


Ludmila

Anônimo disse...

Nessa escalada da vida é o sonho que determina qual caminho percorrer.
A Fé, o alimento diário
A Alegria, um cartão de visita
Nessa viagem da vida seja um turista, nunca o guia.

Com carinho e admiração.

Anônimo disse...

Grande Pedro!!!

Gosto do seu estilo de escrever, leio seus textos sempre que possível. Acho o seu blog muito interessante. Ler a suas mensagens em seu blog é um grande aprendizado para aprimorar as ideias.

George