23 de janeiro de 2012

O ano do Dragão


A cultura chinesa se despediu neste domingo do Ano do Coelho e começou esta segunda-feira, o Ano do Dragão, o mais esperado e temido dos 12 animais que formam seu calendário lunar, ocasião que reúne a maioria das famílias na festa mais celebrada do Oriente.
Nos dias anteriores, os chineses seguem o costume de limpar suas casas da sujeira e dos "maus espíritos" e decorá-las com enfeites alusivos ao animal que honrarão durante o ano. O dragão é o símbolo da figura do imperador que inspira muito respeito nos chineses.
Diz-se que os nascidos sob este signo são pessoas de muita energia, coragem, entusiastas e inovadoras: famosos dragões são Beethoven, Bill Gates, Paul McCartney e o "dragão das artes marciais", Bruce Lee.
Segundo os astrólogos orientais, o ano do dragão não será tão conflituoso como 2011, e, por outro lado, será uma boa época para fazer reformas, progressos e mudanças.
Será bom para o meio ambiente, porque é composto por água e terra. É um ano recomendável para casar e ter filhos, ou para iniciar qualquer atividade nova, já que o dragão sempre traz sorte e felicidade, segundo os chineses.
No entanto, por essa mesma composição de água e terra, os adivinhos também prevêem desastres naturais, como terremotos e inundações.
Alguns dos piores terremotos foram precisamente em anos do dragão, como o do Alasca de 1964 ou o que em 1976 causou a morte de 250 mil pessoas na cidade chinesa de Tangshan.
Por tudo isso, os chineses, que muitas vezes se autodenominam "herdeiros do dragão", esperam o novo ano com um misto de esperança e cautela.
Como todos os anos, o feriado mais importante da China provoca o deslocamento de milhões de chineses que costumam reunir a família de 8 de janeiro a 16 de fevereiro.
A festa é rodeada de muitos rituais, especialmente na mesa, onde se recebe o ano com um jantar que costuma ser um banquete de mariscos, jiaozi (ravioli que representam os bons desejos), e yuanxiao (bolo doce de massa de arroz recheado com gergelim, nozes ou grãos, que simboliza a reunião familiar).
O dia do Ano Novo dá começo a duas semanas de festejos (a chamada Festa da Primavera), que terminarão com o Festival das Lanternas, celebração com cantos, bailes e espetáculos de lanternas que neste ano cai no dia 6 de fevereiro.
Nem todos desfrutam plenamente da festa. É o caso de muitos jovens que retornam para suas casas em outras províncias e que sofrem a pressão dos pais por não ter encontrado marido ou esposa.
O casamento é um dos temas centrais das refeições festivas, e está na moda "alugar" acompanhantes para levá-los à reunião familiar.
O fenômeno já é tão popular na China que muitas páginas de internet oferecem falsos namorados para as festas.
A terceira idade vai sentir os efeitos da transformação da sociedade chinesa e assim muitos idosos, que antes eram o centro das festas, vivem agora sozinhos em casa ou em asilos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Curto muito todo este lado mistico. Obrigada pela informação. Feliz ano do DRAGÃO para todos!!!

Marlene

Anônimo disse...

Vamos comemorar o ano do DRAGÃO.

Márcia