23 de abril de 2010

Reviver


Depois de tanto caminhar, parei um pouco para descansar. Foram dias e dias de caminhada e finalmente, após incessante busca, encontrei um bom lugar para meu tão sonhado remanso.
Sentado à beira de um riacho; renovei minhas forças, saciando minha sede em suas límpidas águas. Um pouco mais à frente, uma frondosa árvore convidava-me para um merecido repouso.
A velha mangueira, certamente mais antiga que minha breve existência, era testemunha de muitos anos passados e tantos acontecimentos.
Comecei a observar a paisagem que revelava-me muito mais do que se pode imaginar. As folhas da mangueira caíam sobre o gramado, formando um imenso tapete verde.
Percebi que esse acontecimento pouco tempo duraria e que deveria aproveitá-lo enquanto durasse. Logo chegaria a ventania e tudo seria desfeito. Por mais que outras folhas caíssem, o cenário não seria o mesmo.
Os pássaros que se empoleiravam nos galhos da árvore, buscando o alimento nos frutos que ali brotavam, também eram sinal de uma existência ímpar. Talvez se, amanhã ao mesmo lugar voltasse, não encontraria os mesmos pássaros. E, possivelmente, os frutos não mais existiriam.
E assim, divagando sobre a vida, adormeci. Por horas a fio, sonhei profundamente. Em meus sonhos, imaginei um mundo em que tudo era eterno e que nada seria modificado pelo tempo.
Seríamos sempre felizes, e a natureza seria plena e absolutamente intocável. As árvores sempre belas, os pássaros sempre a cantar, as águas sempre limpas e claras, o sol com o mesmo fulgor.
Sabia que estava sonhando, mas teimava em não acordar. Queria ficar em meu novo mundo, cercado de sonhos e fantasias.
Mas como tudo tem seu tempo; acordei em meio a uma revoada de pássaros, que faziam algazarra nas águas do riacho à minha frente. Voltei à realidade.
Lembrei-me do sonho que tive. Ao mesmo tempo que lamentava não poder desfrutar da plenitude de uma vida perfeita, percebi que a excelência dessa mesma vida está sua imperfeição.
Cada um de nós necessita conviver com o incerto, e com a renovação dos caminhos. Porém, é importante que desfrutemos do momento presente, pois nunca se sabe se esse instante será revivido.
Como as folhas que o vento levou...

10 comentários:

Anônimo disse...

Cada dia é um recomeço, a humanidade deveria cultivar todas as manhas, hoje é um novo desafio, um novo dia, que seja melhor que ontem.

Profa. Zezê

Anônimo disse...

A própria natureza nos ensina muito!! que a vida é uma atividade constante.Cada manhã é uma pagina em branco no que nos dispõe o livro da vida, para fazer-mos os melhores exercicios. em razão disso devemos nos valer da elevação do bem, e a cada passo na trilha da horas, é uma oportunidade de construir. Portanto devemos valorizar as possibilidades que estão ao nosso redor, para fazer o bem, consciente de que, quanto aos nossos tudo se realizará de coração a coração.
Nossa!!!

bjs.

Márcia

Anônimo disse...

Temos novas oportunidades de acertar hoje o que erramos ontem. Belissimo texto e excelente lição de vida!!

Carlos

Anônimo disse...

Isto é o que eu mais precisava ouvir (no caso ler) neste momento. Muito obrigado Pedro por mais uma vez me ajudar com suas palavras, que outrora tambem me ampararam.

Gustavo

Anônimo disse...

Adorei ler esta mensagem.. adorei as outras tbm... voltarei sempre aqui para prestigiar estes preciosos pensamento...

Obrigada.

Rafaela

Anônimo disse...

Os caminhos que percorremos durante nossa existência, nos leva uma mística e sinuosa teia chamada destino.

Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu


Henrique

Anônimo disse...

Nem tudo são flores...nem tudo são trevas.. o equilibrio é necessário, porém nem sempre conseguimos... continuemos então a viver... e a aguardar o que nos espera.. mas sempre na busca de nos tornarmos uma pessoa melhor... sempre em busca da aproximação definitiva com DEUS.

Reviver sempre................


Célio

Anônimo disse...

Bem legal essa abordagem, gostei!


Bruno

Anônimo disse...

Pela primeira vez leio seu blog!
Hoje, acordei um tanto triste e querendo uma palavra de apoio,incentivo,e,e grata surpresa, encontrei aqui, no seu blog. Obrigada pelas palavras que fizeram entender o que acontece no meu intimo e que me encorajam a tomar algumas atitudes.
Um grande abraço, com muito afeto.
Claudia
Agradeço a minha amiga Ludmila pela indicação do blog.

Anônimo disse...

Para reviver diariamente é preciso ter FÉ... A Fé transforma tudo, da sentido as coisas... e torna sonhos possiveis, por mais impossiveis que eles possam parecer.

Reviva sempre com FÉ

Rafaela