8 de setembro de 2010

Toque de Midas


Talvez alguns não conheçam a história do Rei Midas, personagem da mitologia grega. O monarca, ao ajudar um amigo do Deus Baco, por este foi recompensado: foi-lhe concedido seu mais ardente desejo.
Tudo o que ele tocasse, viraria ouro. E assim foi feito: Se tocasse uma flor, em ouro seria transformada. Ao tocar uma pedra, da mesma forma seria convertida em ouro. E assim os fatos se sucederam.
Acontece que ele não previu o mais importante: Assim como tudo o que fosse tocado por suas mão, os alimentos também o seriam.
Resumindo, o poderoso Rei Midas nunca mais pode comer; e como seu desejo não pode ser revertido, estava morrendo de inanição por não se alimentar.
O Soberano voltou a procurar Baco e pediu-lhe que tirasse dele esse poder. Baco orientou-o para que se lavasse nas águas do rio Pactoros e, efetivamente, depois de ter tomado banho naquele rio, ele perdeu o poder de transformar tudo em ouro. O arrependimento falou mais alto.
A consciência dessa transformação fez com que Midas abandonasse sua ambição material e passasse a viver de maneira mais simples e humana.
Essa história serve para refletirmos acerca da ganância que abate o mundo moderno. Muitas pessoas nâo têm limites sobre a forma com que desejam conquistar bens materiais e se esquecem de que são mortais como qualquer outro ser humano.
De que adianta ter tantas riquezas, se uma simples doença ou uma derrocada financeira iguala-os a qualquer semelhante; seja de qualquer classe, seja de qualquer raça. A riqueza deve ser conquistada naturalmente; porém, se sabiamente utilizada, renderá frutos que contemplarão benefícios àquele que a produziu e a todos os que compartilharem de sua sabedoria.
A utilização dessa sabedoria poderia ser classificada como um toque de Midas do mundo contemporâneo. Tudo o que tocássemos, em amor poderia ser transformado, e assim por diante.
Não teríamos limites; o poder de transformar em ouro tudo o que estivesse ao nosso alcance, seria equiparado à faculdade de disseminar o amor ao mundo inteiro. Com a diferença de que seríamos agraciados com essa condição; mas não seríamos punidos, assim como aconteceu com o Rei Midas.
Fazer o bem, multiplicando o amor, é algo que o ser humano precisa aprender e praticar; o grande beneficiado será o próprio homem.
Tudo é possível; só assim teremos uma sociedade justa e fraternal.

13 comentários:

Anônimo disse...

Amor transforma tudo. Dá sentido as coisas e torna sonhos possíveis, por mais impossiveis que eles possam parecer. Lindo o texto, estamos precisando muito do AMOR; entre pais e filhos, irmãos....


Talita

Anônimo disse...

Grande Pedro!!!

Sensacional!!!! Adorei!!! É tudo o que precisamos para viver bem, o amor que cultiva a fé e a esperença. Se a maioria das pessoas pensassem assim o mundo estaria bem melhor!?

Um forte abraço pra ti.

Théo

Anônimo disse...

O texto é bastante importante para reflexão do momento atual do mundo em que vivemos, aliás, em qualquer momento o AMOR é imprescindivel, caso contrario, a vida não teria sentido.

Profa. Zezê

Anônimo disse...

Querido Pedro, quero apenas agradecer por tudo o que escreve, pois me toca o coração.... poderia escrever muitas coisas, mas palavras para quê?!! Quero que saiba apenas que suas mensagens são unica coisas que me dão ânimo e não me deixam desistir.Que DEUS o abençoe hoje e sempre.
Um abraço.

Cassia

Anônimo disse...

Parabéns pela linda mensagem de hoje, ela nós mostra que devemos olhar o próximo com o coração e só assim teremos um mundo de AMOR e PAZ.

Beijos.

(Você é AMOR puro)
Márcia

Anônimo disse...

Linda lição de amor!! saber encontrar o amor e a felicidade em pequenas coisas e valorizar o que temos é maravilhoso! O amor verdadeiro é estar em harmonia com o universo, com a conciência limpa, estar bem com as pessoas e amamos (familia) ou a que somente convivemos e ter a certeza do dever cumprido. Para isso não precisamos de riquezas materias. Feliz daquele que transforma o quase nada em quase tudo, e que diz a cada dia: Obrigado Senhor!

Célio

Anônimo disse...

"Palavras de Chico Xavier"

Amar sem esperar ser amado e sem aguarda recompensa alguma. Amar o sol, a vida, o próximo, o vento ....
Amar sempre!!!!!

Carlos

Anônimo disse...

Tenho procurado acessar seu blog diariamente e ler as mensagens, sempre que possível, e emitir meu comentáio. Julgo importante para o meu crescimento, estar lendo algo que nos coloca a refletir. Isto acontece com suas mensagens.
Quanto ao texto de hoje, é bom para nossa vida transmitir AMOR, doar sem medida, sem se peocupar em retribuição.É uma virtude das mais sublimes doar AMOR, SOLIDARIEDADE!!!!

Gustavo

André Carlucci disse...

Muito original e bem passada a mensagem tio!
Tá ótimo seu blog. Sempre que posso acompanho!

Beijo!

Anônimo disse...

Que mensagem bonita. Simples e simplesmente maravilhosa! Como são as coisas hein? As vezes, procuramos as nossas respostas nos lugares mais complexos.... quando uma gota de sabedoria resolve tudo... demais!!!

Marcondes

Anônimo disse...

Querido Pedro,

Visitar seu blog e ler as suas mensagem todos os dias é uma grande alegria.

Marlene

Anônimo disse...

Belissimos são os pnesamentos de Pedro, adoro lê-los e sinto que no interior de cada pensamento se esconde uma realidade... não tão escondida assim... mas ali está!!!

Ludmila

Anônimo disse...

Oi, Pedrinho.
Hoje tive a felicidade de poder "correr os olhos" em diversas páginas suas. Fiquei emocionado com sua sensibilidade, sua poesia, seu bondoso coração.
Deus o abençoe, querido sobrinho.
Seu setor de fotos das mais saudosas de nossa família é um caso à parte. Toca o nosso coração com tanta lembrança boa.
Não sei se é novidade pra você, mas aquela foto em que sua saudosa mãe, vestida de noiva esta saíndo do corro para se casar, tendo ao lado a tia Gessi (saudosa esposa do saudoso tio Dito, meu mano)e ainda se vendo a Carmen ao fundo, fui eu que bati, em minha extinta máquina ANSCO, creio que a única que havia na família naqueles magros anos de tecnologia. Me bateu a saudade...
Um beijão do tio amilton e parabéns pelo seu belo trabalho!