16 de julho de 2010

Efeito dominó

Em nossa vida, deparamo-nos diariamente com as mais diversas situações, sejam elas favoráveis ou adversas. E, naturalmente, cada um de nós tem um tipo de reação diferente diante de cada acontecimento vivido.
Quando algo nos aflige e nos faz sofrer, geralmente não enxergamos soluções que estão à nossa frente. Assim, deixamos de prosseguir em nosso caminho e continuamos a lamentar. Nada se resolve.
Ou também quando algo de bom acontece conosco e não sabemos lidar com o bem que recebemos, da mesma forma podemos deixar de ganhar. Se não tirarmos proveito da situação e aprender as lições recebidas, as coisas boas que aconteceram acabam-se perdendo no tempo.
Pois bem; se pudéssemos adotar uma tática diante dessas situações antagônicas, o bem e o mal, aplicaríamos o chamado efeito dominó. Parece curioso, mas pode ter tudo a ver.
Quando recebemos uma benfeitoria; precisamos mutiplicá-la, assim como fazemos quando empilhamos vários dominós em fila e empurramos a primeira pedra. Uma derruba a outra, e a natureza se encarrega de completar a ação.
É fazer do bem uma pedra de dominó; que propaga boas ações, mesmo quando deixamos de agir perante aquela causa.
Agora, se estamos diante de fatos que nos prejudicaram e sentimo-nos desvalidos, podemos aplicar o efeito dominó ao contrário. A fila de pedras está caída; tudo deve ser refeito.
É difícil, pois o esforço para levantar a última peça é maior, e assim por diante. A penúltima, a antepenúltima até chegar à primeira pedra.
Dessa forma, teremos conseguido reverter a situação e estaremos prontos a praticar o bem. Cai a primeira peça e o bem se espalha novamente. É um ciclo que nunca termina. O bem o mal andam sempre juntos.
Cabe a nós encontrar a melhor maneira de lidar com tudo aquilo que encontramos em nosso caminho e escolher o bem como nosso guia.
É mais fácil empurrar a primeira pedra e deixar acontecer, do que refazer uma pilha de dominós já derrubados e reconstruir todo o trabalho feito.

13 comentários:

Anônimo disse...

Você é encantador!!!! aprendo muito com você!!!

Adorei o texto.


Te Amo

Márcia

Anônimo disse...

Obrigado Pedro pelos textos, pelo fortalecimento que nos passa atraves dos mesmos. Que DEUS lhe conceda este dom de escreer por toda a vida.

Carlos

Anônimo disse...

Importante é saber receber e dividir. Quando dividimos estamos multiplicando o que recebemos.

Profa, Zezê

Anônimo disse...

Gosto muito de todas as mensagens, essa particularmente foi importante para minha vida. Um grande abraço.


Marlene

Anônimo disse...

Interpretação inspirada!! Me troxe muita paz.


Gustavo

Anônimo disse...

É sempre maravilhoso ter seus textos. A escolha na vida, nada fácil... porém fascinante.

Sucesso sempre


Célio

Anônimo disse...

As coisas mais simples você consegue tornar mágicas!!!!!!


Parabéns


Bruno

Anônimo disse...

Bravo! Bravo! Bravo!

valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Henrique

Anônimo disse...

Nós podemos percorrer inúmeros caminhos, bons ou ruins, cabe a cada um de nós saber o que é melhor.Ás vezes nos engamos mas o nosso caminho sempre chega, cedo para uns , tarde para outros... e desse ninguém pode fugir.

Abraços

Rafaela

Anônimo disse...

Muito bom! Sou leitor assiduo do seu blog, e cada dia me surpreendo!

É a primeiro comentário.


Ricardo

Anônimo disse...

Muito bom! Sou leitor assiduo do seu blog, e a cada dia me surpreendo!

Ricardo

Anônimo disse...

Você é mesmo cheio de luz, obrigada por postar estas mensagens maravilhosas.


Flávia

Anônimo disse...

Eu estive deprimido, cansado, achando que nada valia de nada. Só pensava nas minhas derrotas, naquilo que não havia conseguido, naquilo que eu achava que jamais iria conseguir. Me via marginalizado dentro de mim mesmo, trabalhando contra minha própria existência. Dia desses mudei de atitude e pensamento, pois tenhno duas pernas, dois braços, um cérebro e coração batendo no peito. Sei que tudo melhorará ou já esta melhorando. Uso seus textos como um remédio para minha alma.
Obrigado.

Leonardo